VISITE E CONHEÇA O CENTRO DE MEMÓRIA FERROVIÁRIA DE CACEQUI 🚂🚃🚃🚃
🚂Visitar o "Museu" de Cacequi, é realizar uma verdadeira viagem no túnel do tempo. A estação do município foi inaugurada em 1890 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. O nome derivou do rio Cacequi, que passa por ali. Por vários anos, até 1907, a estação foi ponta de linha da ferrovia, devido a uma série de empecilhos para a construção do trecho entre ela e Alegrete. Mesmo antes da continuação da linha até Uruguaiana, partia de Cacequi um vapor que seguia pelo rio Ibicuí até Uruguaiana. Dessa estação saíam também trens para Bagée Marítima (Rio Grande) e para Livramento. Era, e continua sendo, um importantíssimo entroncamento. Em 1913, o núcleo de Cacequi, junto à estação ferroviária, tinha 50 casas e 200 habitantes e iluminação a querosene.
🚂Mais tarde, a estação ferroviária serviu como ponto de almoço, tendo o restaurante mais movimentado do Estado, de propriedade de Antônio Fonseca, por ser um entroncamento ferroviário movimentadíssimo Segundo se conta a baldeação em Cacequi - quando o trem vinha de Santana do Livramento ou de Bagé - era feita com todos os passageiros saindo de um trem que rumava para Santa Maria e entrando no outro com as respectivas bagagens. Atualmente o prédio da estação serve como museu e outros fins; os trens de passageiros pararam em 02/02/1996. Porém, o movimento e o número de desvios no seu pátio a torna uma dos mais importantes pátios ferroviários do Brasil. A cidade de Cacequi tem sua origem, por assim dizer, a partir da linha férrea surgida no final do século XlX, mais precisamente em 1890, vinda de Santa Maria. No ano de 1945 foi instalado o Município de Cacequi, através da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, posteriormente foi absorvida pela Rede Ferroviária Federal S.A.
🚂Em 1996 foi arrendada para iniciativa privada a atualmente que é explorada pela ALL (América Latina Logística), e o transporte de passageiros foi desativado, permanecendo apenas o transporte de cargas. Na data de 06 de novembro de 2003 a cidade comemora a conquista do tombamento da Estação Ferroviária como patrimônio histórico do município, hoje mais uma conquista na valorização da historiado município passa a ganhar corpo e mobilizar a comunidade. Com o intuito de manter viva a história do município, e as raízes da memória ferroviária, é que a Prefeitura busca investimentos no Centro de Memória Ferroviária "Museu" e está mobilizando um grande esforço por parte de todo o governo municipal, para reformar completamente o antigo prédio que guarda em sua estrutura as mais lindas recordações dos tempos de outrora, que tornaram a Gare da Estação de Cacequi o palco dos tempos de gloria e prestigio da classe dos ferroviários.
🚂Hoje o prédio abriga a Secretaria de Educação do município, o museu ferroviário e a sede do grupo da 3º Idade, “Novo Amanhecer”. Durante o ano diversos eventos são realizados na Gare da Antiga Estação, é o caso da "Semana Internacional de Arte Contemporânea de Cacequi," Encontro dos Ferroviários entre outros, reunindo um grande numero de participantes de diversas regiões do Estado e do País.
🚂A Prefeita Municipal, através de suas boas relações com os governos Estadual e Federal, manifesta o desejo em buscar recursos através de emenda parlamentar, para realizar uma completa restauração do antigo prédio histórico em nosso País, haja visto ser em nosso município o maior entroncamento ferroviário do Brasil, e o lugar em que foi construída a maior ponte férrea metálica da América latina. O Museu dispõe de centenas de itens que contam um pouco da história de nossa cidade, permanecendo aberto para a visitação, de segunda a sexta-feira no prédio da histórica estação.
GOVERNO MUNICIPAL CONSTRUINDO UM NOVO FUTURO 🤜🏻🤛🏻❤
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.